Agave; um açúcar natural
- Maurício Barufaldi
- 19 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. é composto por 183 espécies, algumas das quais largamente cultivadas como o Agave sisalana (para produção de sisal), Agave tequilana (para a produção de tequila), Agave americana e Agave attenuata para fins ornamentais.
De origem mexicana este extrato é um excelente substituto do açúcar. O Agave é uma planta suculenta, originaria do México. Da variedade Azul é produzido o extrato ou xarope de Agave.
A produção ocorre através de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta.
É um substituto do açúcar, 100% natural. O extrato de Agave tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel.
É um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar, e de baixo índice glicêmico (se transforma em glicose de maneira mais lenta) o que permite sua utilização por diabéticos controlados.
É sem glúten, sem lactose e de origem vegetal. Tem 3,34 calorias por grama, é 3 vezes mais doce que o açúcar comum. Boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.
O agave é uma planta que resiste aos problemas causados pelas secas, bastante comuns no Nordeste brasileiro.
O agave tem origens no continente americano e nas ilhas Caraíbas, bem como sua utilização, data muito antes dos descobrimentos das Américas por Cristóvão Colombo. Apesar de cultivadas pelos Toltecas, Maias e Astecas, a sua utilização era pouco expressiva, limitando-se, entretanto, ao uso de alvenarias de suas casas.
Contudo, sabe-se que os Maias e Astecas não desconheciam as propriedades do agave e com pouca freqüência faziam cordas e telhas das fibras dessa planta, como se constata com a descoberta das ruínas de Chichén Itzá.
No Brasil, a história relata que a existência do agave data de 1864. Eugene Warming, botânico, foi quem primeiro relatou a existência desse produto no Município de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais. Neste trabalho, ele reporta sobre o tipo de agave Rigidae.
Em 1869, outras anotações referem-se ao tipo de Agave Miradorensis cultivado no Estado de Goiás. Esta espécie foi encontrada por Moritz Von Jacobi, sendo que esta espécie pertence à seção Rigidae e é bastante semelhante ao Agave Sisalana.
Com respeito ao Agave Sisalana, existe uma grande polêmica quanto a sua origem, pois alguns historiadores asseguram que ela é nativa do Brasil, enquanto outros dizem que esta planta veio das Caraíbas, nos tempos pré-colombianos.
O extrato de Agave quando usado no lugar do açúcar tem efeito coadjuvante no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor indice glicêmico.
Devido ao baixo índice glicêmico pode atuar como protetor contra diabetes, como é digerido mais lentamente não demanda grandes quantidades de insulina, importante para prevenção de diabetes. É um produto orgânico certificado. A planta que dá origem ao AGAVE é cultivada sem nenhum aditivo químico. O processo de beneficiamento da planta é também isento de qualquer substancia química.
Por tudo isso, o Agave é um grande aliado de quem busca uma alimentação saudável. Uso do agave: Como edulcorante (adoçante); Para adoçar 250ml de suco substitua 1 colher de sopa de açúcar (15g) por 1 colher de sobremesa de Extrato de Agave (10g) Potencializador de sabor - realça o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos; Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras e adoce com um fio de Extrato de Agave. Na culinária, pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outras preparações.
O Extrato de Agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado, e não açucara.
Principais características do Agave:
- Prático e pronto para consumo, se dissolve facilmente e adoça em média 1,5 vezes mais que o açúcar comum.
- Contém naturalmente minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. - Ideal para adoçar cafés, chás, sucos, vitaminas, panquecas, bolos, sorvetes, frutas e iogurtes. - Indicado para pessoas que buscam o bem-estar através de uma alimentação saudável e natural.
Aos meus leitores eu desejo uma boa semana, e que ela seja baseada em uma alimentação muito natural e saudável.

Comments